quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Leia o texto e responda a atividade.

A TIGELA DE MADEIRA

Imagem

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.
A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritaram-se com a bagunça.
- “Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho. 

– “Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.”
Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.
Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.
O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira.
Ele perguntou delicadamente à criança: “O que você está fazendo?” O menino respondeu docemente: 

– “Ah, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer.”
O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho. Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito. Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
"O  Senhor nos diz que a medida de amor que usarmos nesta vida, seremos com ela medidos"


images (1) 


Imagem


Imagem

Atividade.

1ª - O que você entendeu após a leitura do texto e ao observar as imagens?

2ª - Para a atividade de Concordância Verbal, clique AQUI.

terça-feira, 15 de outubro de 2013



Parabéns a todos os guerreiros que mesmo com todas as adversidades permanecem nas suas lutas diárias com garra e otimismo na construção de uma educação de qualidade e um mundo melhor!

***

O Dia do Professor é uma homenagem ao trabalho dos cerca de 2,5 milhões de profissionais que atuam hoje como docentes em escolas da educação básica e instituições de educação superior do país. É também um reconhecimento a todos os professores que, ao longo da história desta nação, contribuíram para a formação e o desenvolvimento do povo brasileiro.

A comemoração ocorre em outros países mundo afora, em diferentes datas, mas por aqui sua origem remonta a 1827, quando, em 15 de outubro, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, o Imperador D. Pedro I baixou decreto criando o ensino elementar no Brasil. Esse documento determinava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Regulamentava ainda a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados.

O Dia do Professor ganhou status de feriado escolar, em 1963, por força do decreto federal 52.682. Mas, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, é preciso resgatar também a história dessa celebração para perceber que ela está diretamente relacionada à própria criação de uma legislação para a educação no Brasil.

“O Governo Federal hoje considera a educação uma prioridade nacional e valorizar o professor é fundamental para um ensino de qualidade”, diz o presidente do Inep. “Felizmente, o piso salarial do magistério já é uma realidade. E o Ministério da Educação vem também atuando para garantir maior e melhor formação a todos esses profissionais”, complementa.

Formação – Segundo dados do censo escolar de 2012, dos 2.101.408 professores atuando na educação básica brasileira, 1.642.195 têm formação superior, aproximadamente 78%. Em 2008, esse percentual era de 67%.

Já o censo da educação superior, cujos dados mais atuais divulgados são de 2011, diz que havia 357.418 professores ministrando aula em instituições de educação superior, dos quais 30% tem doutorado; 38%, mestrado, e 28%, especialização. Cinco anos antes, esses números eram, respectivamente, 23%, 36% e 30%.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

retirado do site do MEC, link: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19155 

domingo, 13 de outubro de 2013

O que faz um Professor do LEI?

Tem muita gente que diz por aí que Professor de laboratório de informática não faz nada. Pode perguntar a um educador responsável por um LEI se ele já não ouviu essa indagação, pois tenho certeza que a maioria responderá positivamente. Pra você que pensa que professor de laboratório tem vida boa, fica só sentado olhando pra tela do computador, não é bem assim não.

Vejamos alguns pontos que no momento lembro e posso destacar:

- Professor do lei além de preencher o diário das atividades desenvolvidas no laboratório também precisa planejar as aulas, improviso funciona melhor no teatro, no circo... mas não na sala de aula/laboratório, mas tem gente que diz que professor de lei não faz nada;

- Professor do laboratório de informática passa horas e horas elaborando atividades, pesquisando e buscando na internet algo de mais interessante para ser realizado no momento da aula. Isso quando tem internet, pois como se sabe em alguns laboratórios (principalmente no interior) ainda não dispõe dessa ferramenta, mas tem gente que diz que professor de lei não faz nada; 

- Professor de laboratório não tem obrigação nenhuma de ir para outra sala de aula ocupar o espaço de outro professor que por acaso faltou, isso quando simplesmente não jogam mandam os alunos irem ao laboratório para ocuparem o tempo ocioso da aula não dada, mas tem gente que diz que professor de lei não faz nada;

- Professor de laboratório não é digitador da escola, porém se precisam da digitação ou impressão de alguma atividade recorrem a nós, não é mesmo? E nós podemos fazer sim esse trabalho, desde que não estejamos ocupados em outra atividade, por isso lembre sempre de dizer as palavrinhas mágicas: “Por favor!” e Obrigado!” Ok?! Mas tem gente que diz que professor de lei não faz nada;

- Professor de laboratório precisa estar atento ao aluno durante a realização da atividade proposta, pois sabemos que o mesmo pode desviar a atenção para um joguinho que nada tem a ver com o conteúdo trabalhado no referido exercício, mas tem gente que diz que professor de lei não faz nada;  


- Professor de laboratório não é web design, mas precisa correr contra o tempo e torcer para que a internet esteja boa para assim alimentar o seu blog ou da escola em que o mesmo atua, mas tem gente que diz que professor de lei não faz nada.

Ressaltei neste texto algumas indagações proferidas, angústias externadas por alguns colegas professores de laboratório de informática. Eu também já ouvi algumas, mas penso que ignorar palavras negativas é sempre melhor do que discutir com uma pessoa tola. Imagino que quem costuma dizer que professor de LEI não faz nada é porque não conhece a realidade de um laboratório, por isso não fale daquilo que você não tem conhecimento.


Porém esse pensamento está mudando...


Muitas escolas já percebem e destacam a nossa importância, muito embora algumas ainda não reconheçam nosso esforço e participação na aprendizagem dos alunos quando a unidade de ensino cresce nas diversas avaliações: AMET, SPAECE, PROVA BRASIL... 

Mas mesmo assim uma certeza nós temos: a nossa contribuição positiva está sendo dada, pois sabemos que acrescentamos algo de bom na vida dos nossos educandos além de buscarmos inserir a tecnologia em uma educação com mais qualidade.  

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tempo e Clima

Geralmente as pessoas utilizam as palavras clima e tempo como sinônimas, porém tais empregos ocorrem de forma incorreta, pois cada palavra representa um significado distinto, ou seja, são diferentes. O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Em diferença, o clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais deforma marcante. Dessa forma, pode-se simplificar dizendo que o clima é a junção dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região, tornando-se uma característica da mesma. O tempo pode mudar de uma hora pra outra e modificar diversas vezes em um só dia: de manhã o céu está claro ausente de nuvens, ao meio-dia o céu já apresenta poucas nuvens, às 14: 00 o céu está completamente coberto por nuvens, porém às 16:00 as nuvens se dissipam e o dia se torna abafado.As condições do tempo e as características do clima conseguem influenciar em toda a rotina humana, pois existem atividades que somente são realizadas em um determinado tempo com distintas características climáticas, ou seja, não é possível realizar algumas atividades se o tempo e o clima não estiverem propensos para tal

1)Observe o mapa abaixo e responda.



a) Veja o mapa acima e diga quais as cidades com previsão de tempo chuvoso.

b) Qual a cidade segundo a previsão do tempo acima com a previsão de temperatura máxima. 
c) Cidade com a previsão de temperatura mínima.

d) Responda: os dados apresentados no mapa referem-se ao tempo ou ao clima?Justifique.


atividade retirada do site/link: http://geografalando.blogspot.com.br/2012/12/diferenca-entre-clima-e-tempo.html

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Revisão de história

Revisão de Inglês - 6º ano

1. Traduza os nomes das frutas abaixo:
A) apple
B) orange
C) pear 
D) banana
E) grape 
F) strawberry 
1
2. Marque a opção que completa corretamente as seguintes frases:
A) ______ are you from? I am from Brazil. (where - who)
B) ______ is your teacher? My teacher is Vanusa. (where - who)
C) Where _______ Jane? She is in Rio.(is - are)
D) Who ______ they? They’re my parents. (is - are)
E) Karol is my cousin. ______ mother is my aunt.(his - her)
F) My father is a doctor. ______ name is Jorge.(his - her)

3. Complete as frases com os nomes das nacionalidades adequadas:
A) Nelly Furtado is from Canada. She is ___________.
B) Neymar is from Brazil. He is ____________.
C) Kate Winslet is from England. She is ____________.
D) My father are from France. He is _____________.

4. Passe as palavras abaixo para o plural:
A) family
B) box
C) lamp
D) key
E) dish

5. Complete com THIS ou THAT:
A) __________ is a table. (perto)
B) __________ is a dog. (longe)
C) __________ is a cat. (longe)
D) __________ is an orange. (perto)

6. Escreva em inglês:
A) sobre
B) atrás de
C) dentro
D) entre
E) quarto
F) banheiro
G) quarto
H) sala de estar
I) sala de jantar





Revisão de história

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Nordeste e as Sub-Regiões.


As sub-regiões do Nordeste
A região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em seu território há uma grande diferenciação de características físicas, refletindo diretamente nas atividades econômicas e sociais da população. Devemos romper com o paradigma de que o Nordeste brasileiro é um lugar de seca, fome e miséria, e sim, saber analisar essa região tão rica em belezas naturais e diversidade cultural. Entender as sub-regiões do Nordeste é o primeiro passo.

A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.

O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. As atividades econômicas de maior destaque são o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente, a pecuária extensiva e o cultivo do arroz e do algodão.

O sertão é uma extensa área de clima semiárido, que compreende o centro da região Nordeste, está presente em quase todos os estados da região. As chuvas são escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perene para as populações que habitam suas margens, é aproveitado para irrigação e também é fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). As maiores concentrações humanas estão nos vales dos rios Cariri e São Francisco. A pecuária é a principal atividade econômica, ao lado do cultivo irrigado de frutas e flores.

O agreste é a área de transição entre a zona da mata, úmida e cheia de brejos, e o sertão semiárido. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.

A zona da mata compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. É a sub-região mais urbanizada e populosa. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. A vegetação natural é a mata Atlântica, praticamente extinta e substituída por cana de açúcar. Além da cana, do cacau, do fumo e da lavoura de subsistência, destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.

As características das sub-regiões nordestinas são de fundamental importância para a compreensão das relações sociais ali estabelecidas, outros aspectos de grande importância devem ser entendidos, para que uma análise da região seja feita sem preconceitos e distorções.
Como diz o cantor e compositor Belchior em trecho de sua canção “Conheço o meu lugar”, ao se referir do Nordeste:

Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!
Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem:
Conheço o meu lugar! 

 ATIVIDADE.
 1ª - Quais as sub-regiões existentes na Região Nordeste?

2ª - Cite o clima, a vegetação e a principal atividade econômica do sertão. 

3ª - Qual sub-região é caracterizada por ser a área de transição entre a zona da mata e o sertão semiárido?

4ª - Cite as atividades econômicas de maior destaque na sub-região meio norte.

5ª - Observando o mapa no início do texto, qual a maior sub-região da Região Nordeste?


texto retirado de: http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-nordeste-as-subregioes.htm

Bom dia e uma ótima semana...

FELICIDADE.
SERGIO VAZ
As coisas não nasceram para dar certo, somos nós é que fazemos as coisas acontecerem, ou não. Acredito que a gente tem que ter um foco a seguir, traçar metas, viver por elas. Ou morrer tentando. Jamais queimar etapas e saber reconhecer quando é a sua hora.

O acaso é uma grande armadilha e destrói os sonhos fracos de pessoas que se acham fortes. Procure não passar do tempo e nem chegar antes. Preparar o corpo, o espírito, estudar o tempo o espaço. Não ser escravo de nenhum dos dois.
Observe as coisas que interferem no seu dia e na sua noite. E saiba entender que há aqueles sem sol e sem estrelas e que a vida não deve parar só por isso.

Seja gentil com as pessoas e consigo mesmo. E gentileza não tem nada a ver com fraqueza, pois, assim como um bom espadachim, é preciso ter elegância para ferir seus adversários.

O que adianta uma boca grande e um coração pequeno. Nunca diga que faz, se não faz.

Ame o teu ofício como uma religião, respeite suas convicções e as pratique de verdade, mesmo quando não tiver ninguém olhando. Milagres acontecem quando a gente vai à luta.

Pratique esportes como arremesso de olhar, beijo na boca, poema no ouvido dos outros, andar de mãos dadas com a pessoa amada, respirar o espaço alheio, abraçar sonhos impossíveis e elogios à distância.

E, em hipótese alguma, tente chegar em primeiro. Chegar junto é melhor, até porque, o universo não distribuiu medalhas nem troféus.

Respeite as crianças, todas, inclusive aquela esquecida na sua memória. Sem crianças não há razão nenhuma para se acreditar num mundo melhor.

As crianças não são o futuro, elas são o presente, e se ainda não aprendemos com isso, somos nós, os adultos, é que tiramos zero na escola.

Ser feliz não quer dizer que não devemos estar revoltados com as coisas injustas que estão ao nosso redor, muito pelo contrário, ter uma causa verdadeira é uma alegria que poucos podem ter.

Por isso, sorrir enquanto luta, é uma forma de confundir os inimigos. Principalmente os que habitam nossos corações. E jamais se sujeite a ser carcereiro do sorriso alheio.


Não deixe que outras pessoas digam o que você deve ter, ou usar. Ter coisas é tão importante como não tê-las, mas é você quem deve decidir. Ter cartão de crédito é bom, porém, ter crédito nele tem um preço.

Se possível, aprecie as coisas simples da vida, vai que no futuro... Adeus pertences.


Esteja sempre disposto ao aprendizado, e não se esqueça que, quem já sabe tudo é porque não aprendeu nada. As ruas são excelentes professoras de filosofia, pratique andar sobre elas.

Procure desvendar as máscaras do dia a dia, pois o segredo está no minúsculo - assim como um belo espetáculo do crepúsculo-, no pequeno gesto das formiguinhas esconde a grandeza a ser seguida pela humanidade. Tenha amigos. Se não tem, seja. Eles virão.

Felicidade não se ensina, é uma magia, e o segredo está na disciplina de uma vida sem truques e sem fogos de artifícios.
E não acreditem em poetas. São pessoas tristes que vendem alegria.

fonte: http://colecionadordepedras1.blogspot.com.br/2011/12/felicidade-sergio-vaz.html

terça-feira, 1 de outubro de 2013

English Work


School: ______________________________________________________________________
Name: _______________________________________________________________________
Teacher: Stefânia. Grade: 6º Number: _________ Date: 02/10/2013

  1. Passe para o plural:
    a) pencil:
    b) potato:
    c) glass:
    d) toy:
    e) baby:
  2. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª :


    (1) passion fruit
    (2) strawberry
    (3) cherry
    (4) papaya
    (5) pear
    (6) pineapple
    (7) apple
    (8) grape
( ) cereja
( ) abacaxi
( ) maçã
( ) uva
( ) morango
( ) mamão
( ) maracujá
( ) pêra

  1. Complete a tabela com que se pede:
COUNTRY
NATIONALITY
TRANSLATION
Exemplo: Brazil
Brazilian
Brasil - Brasileiro
Spain


England



American


French

Scotland



  1. Complete as frases com “this” ou “that”:
a) __________ is a lion.

b) __________ is an elephant.


c) __________ is an bird.

  1. Escolha a opção correta para completar as frases abaixo:
    a) Who ________ that teacher?
    ( ) is ( ) are ( ) am
    b) Who ________ they?
    ( ) is ( ) are ( ) am
    c) Who is __________?
    ( )Mary ( ) I ( ) Mary and Bob
    d) Who are __________?
    ( ) your brother ( ) he ( ) your brothers
    d) Who are __________?
    ( ) Mike ( ) you ( ) she