terça-feira, 19 de agosto de 2014

Notícia X Reportagem

O sonho de ser dono do próprio nariz.

Inês Amorim 
Chiquinho tem 16 anos e, para impressionar as meninas e tirar onda de mais velho, anda com uma chave de carro pendurada no chaveiro, que fica sempre à vista, preso a calça. Parece brincadeira, mas é sério. Chiquinho é amigo de Júlio de 15 anos, que, como a maioria dos garotos de sua idade, também tem vontade de ser mais velho.
-Queria poder dirigir. Para quê ? Ah, para poder levar as garotas em casa e não ter que depender dos pais para buscar nas festas - diz Júlio.
Aparentando bem mais do que seus 14 anos, Guilherme garante que nunca mentiu sobre sua idade. Para ele, ter 18 anos não é tudo:
-Queria ter logo 21, pois com 18 você ainda deve satisfação aos pais. O bom de ter uma carro é que qualquer um, mesmo sendo feio, leva uma menina para casa depois de uma festa. É sério! Qual a menina que gosta de voltar a pé ou de ônibus ? -argumenta.
Edson de 15 anos, cita outra vantagens de ser maior de idade:  
-Poder ir a boates sem correr o risco de ser barrado na porta, tomar cerveja e não ter hora para voltar para casa -lista Edson 



A responsabilidade que chega junto com a maioridade



André de 16 anos, também queria poder voltar mais tarde para casa,  de carro, mas acha que ainda não esta preparado para dirigir.
-Acho que 16 anos ainda é muito cedo para dirigir. Até os 18 a gente amadurece, ganha mais experiência. Não sei se teria maturidade para dirigir sozinho, só acompanhado por alguem mais velho.
Como ele, sua namorada Júlia de 15 anos, também busca a responsabilidade.
-Não tinha vontade de ter 18 anos, mas de poder fazer as coisas que os mais velhos podem com a idade que tenho. Queria ter a liberdade de fazer o que quiser. Não só entrar em lugares proibidos para menores, mas para poder trabalhar, ter o meu próprio dinheiro, ter mais responsabilidade. Deve ser bom responder pelo seus atos, sem depender de mais ninguém - acredita Júlia.
É justamente essa responsabilidade que Júlia procura que suas amigas Soraya e Maria, ambas de 14 anos, acham a unica coisa ruim de ser maior de idade. 
-O ruim é que com 18 anos a adolescência esta acabando. Você passa a ter muita responsabilidade e tem que trabalhar -Lamenta Soraya, acrescentando que, em compensação poderá entrar em boates.
Já sua amiga Renata, de 13 anos, só vê vantagens.
-Com 18 você esta livre, pode ir morar sozinha! Já ate combinei de dividir apartamento com uma  amiga -sonha Renata que esta contando os dias, ou melhor, os anos, para fazer 18 anos.


O GLOBO, RIO DE JANEIRO, 2 DE AGOSTO. 1998 CADERNO PLANETA GLOBO, P, 4

ATIVIDADE.

1ª - O texto é uma reportagem.
a) Por que o texto é uma reportagem e não uma notícia.
b) A reportagem é assinada por quem? 

2ª - Recorde o título da reportagem:

"O sonho de ser dono do próprio nariz"

a) O que quer dizer "ser dono do próprio nariz"? 
b) Em sua opinião, este título é adequado ao conteúdo da reportagem? É atraente, motivando o leitor a ler a matéria? 

3ª - A jornalista usou um subtítulo na reportagem.
a) Qual é o subtítulo?
b) O que diferencia os adolescentes que aparecem na parte inicial da reportagem dos que aparecem depois do subtítulo?

4ª - Identifique o contexto da reportagem (onde e quando foi publicada) e seu alcance ( a que adolescentes a reportagem se explica):
a) Em que jornal foi publicada a reportagem? Em que estado brasileiro é publicado esse jornal? Em que ano foi publicado a reportagem?
b) Em sua opinião, o que os adolescentes entrevistados dizem representa o que pensam os adolescentes de todos os estados brasileiros e de todas as camadas sociais?
c) Em sua opinião, os adolescentes de hoje continuam pensando da mesma maneira que os adolescentes entrevistados no ano em que a reportagem foi publicada?

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Guerra Fria.

 
Com Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) tidos como os grandes vencedores da segunda guerra mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos, cada um influenciado por uma das superpotências. A bipolarização do mundo durou até o final da década de 80 e manteve o mundo sobre tensão, apesar de não ocorrerem confrontos armados, apenas um conflito de ordem política, tecnológica, social e ideológica, o que levou o período a ser chamado de Guerra Fria.
Uma grande corrida armamentista começou entre as duas nações, principalmente na construção de um arsenal de armas nucleares. Mas devido à impossibilidade de um confronto pela via tradicional, pelos riscos de uma guerra nuclear, o conflito foi apenas indireto.
Durante a Guerra Fria, vários conflitos regionais aconteceram e, cada parte, geralmente, recebia o apoio de um das duas nações, ou URSS ou EUA. Os mais conhecidos foram a Guerra da Coreia, Guerra do Afeganistão e Guerra do Vietnã.
Em 1949, EUA, Canadá e países da Europa capitalista criaram a OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma aliança militar com o objetivo de proteção internacional. A URSS, em resposta a OTAN, juntou-se com seus aliados e criou o Pacto de Varsóvia, unindo forças da Europa Oriental.
Um grande avanço durante a guerra fria se deu no campo tecnológico. A corrida espacial ganhou força, os dois países investiram pesado no seu desenvolvimento. Em 1957, a URSS lançou o Sputnik, primeiro artefato humano a ir ao espaço e orbitar a Terra. No mesmo ano, foi lançado o Sputnik II onde estava o primeiro ser vivo a sair do planeta, a cadela Laika. Os EUA não se deram por vencidos e lançaram o Explorer I, em 1958, mas em 1961, a URSS lançou o Vostok I, onde estava o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo, Yuri Gagarin. A rivalidade aumentava a cada dia e o próximo passo seria a lua. Em 1969, os EUA levaram o Apollo 11 a lua, com Neil Armstrong e Edwin Aldrin, os primeiros a pisar em solo lunar.
Um símbolo bastante importante para essa época foi o Muro de Berlim que dividiu a Alemanha em duas, a República Federal da Alemanha, de orientação capitalista, e a República Democrática Alemã, dominada pelos socialistas.
Nos anos 70 e 80, uma crise assolava a URSS, o que estava tornando-a frágil, e que foi agravado com o acidente nuclear de Chernobil, em 1986. Para enfrentar estes problemas, o presidente da URSS, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos: a perestroika (reforma econômica) e a glasnost (“liberdade de expressão à imprensa e transparência do governo). Esses planos foram afrouxando a ditadura que imperava aos outros países, aos poucos o Pacto de Varsóvia foi enfraquecendo e o Ocidente e o Oriente caminhavam rumo a paz. Os regimes comunistas começaram a cair país por país, a exemplo a Polônia, Hungria, Bulgária e a antiga Tchecoslováquia. O estopim foi a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, que muitos historiadores dão como marco do fim da Guerra Fria.


Clique na imagem abaixo e veja um infográfico sobre a queda do muro de Berlim.



Após a leitura do texto, clique nas imagem que se seguem para responder às atividades e quiz's relacionado a Guerra Fria.

 


http://www.educandusweb.com.br/ejovemce/portal/relatorio/portalejovemce/aulaweb/enviaParaEducandus.php?arqXML=1047&codigo_login=&perfil_login=&escola_login=&urlAtual=http://www.ed.net.br/ejovemce/portal/relatorio/portalejovemce/index_9.php?disciplina=9&serie_p=F2&modulo=1201&l=Nono%20ano%20-%20Contempor%E2nea


Fonte do texto: http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/guerra-fria/

América do Sul.

Continente Americano.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fábula "A coruja e a Águia."


a coruja e a aguia


      Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
 
Basta de guerra — disse a coruja.
 

— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.

— Perfeitamente — respondeu a águia. 

 
— Também eu não quero outra coisa.

— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?

— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
 

E comeu-os.
 
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.

Quê? — disse esta admirada. 


— Eram teus filhos aqueles monstrinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…


 

Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
                                                         


Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.

CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO


01. Quem são os personagens principais?
02. Como a coruja descreveu seus filhotes?
03. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
04. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.
05. Transcreva uma fala de cada personagem do texto.



créditos do texto e da atividade: http://www.atividadesparacolorir.com.br/2012/05/coruja-e-aguia-fabula-com-exercicio-de.html

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Predicado Verbal.

Segundo o site Brasil Escola, 

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
 
Predicado Verbal
O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

Os alunos estudam todos os dias para o concurso.

Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

Diante do exposto acima e dos conhecimentos já adquiridos em sala, realize as seguintes atividades:



créditos:
http://www.brasilescola.com/gramatica/tipos-predicado.htm